PUBLICIDADE

Banco de Portugal promove literacia financeira junto dos alunos da EPTOLIVA

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil recebeu, ao longo de dois dias, sessões de esclarecimento e capacitação promovidas pelo Banco de Portugal, dedicadas à literacia financeira. A iniciativa decorreu nos polos de Tábua e Oliveira do Hospital e envolveu alunos do 10.º e 11.º anos.

Sob o tema “Planeamento e Gestão Orçamental & Poupança”, as sessões foram dinamizadas pelo Dr. Carlos Barbosa, da Agência de Viseu do Banco de Portugal, abordando questões essenciais para o quotidiano dos jovens, como a gestão do orçamento pessoal, a poupança e a prevenção do sobreendividamento.

Paralelamente, a EPTOLIVA reforçou o seu compromisso com a educação financeira ao aderir ao projeto “Mestres do Dinheiro”, uma iniciativa educativa do Banco de Portugal em parceria com o Museu do Dinheiro, que promove a literacia financeira, económica e estatística, incentivando o pensamento crítico sobre o funcionamento do sistema financeiro.

Em nota enviada à Beira Digital TV, a EPTOLIVA destaca que a “Literacia Financeira e Empreendedorismo” é um dos domínios obrigatórios da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, integrando a sua estratégia pedagógica para promover a autonomia económica e a proteção contra fraudes e esquemas financeiros.

Para o presidente da EPTOLIVA, Daniel Dinis Costa, esta parceria evidencia a aposta da instituição numa formação integral dos alunos. “A literacia financeira é uma ferramenta para a vida e uma competência fundamental para o futuro dos jovens”, sublinhou, acrescentando que saber gerir recursos, compreender impostos e investir de forma consciente são pilares essenciais de cidadania e responsabilidade social.

Artigos relacionados