Seis distritos do litoral das regiões Norte e Centro encontram-se esta quinta-feira sob aviso amarelo devido às condições do mar, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Segundo a previsão, estão esperadas ondas provenientes de noroeste que poderão atingir cerca de cinco metros de altura, afetando os distritos do Porto, Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Coimbra e Leiria. O alerta deverá manter-se ativo, pelo menos, até às primeiras horas de sexta-feira.
O aviso amarelo corresponde ao nível mais baixo numa escala de três, indicando risco moderado, sobretudo para atividades dependentes do estado do tempo, como a pesca, a navegação e permanência junto à orla costeira.
Além da agitação marítima, a chuva continua a marcar o estado do tempo em grande parte do território continental. A precipitação deverá persistir sobretudo no Norte e Centro, embora sem previsão de fenómenos extremos. Em zonas de maior altitude, como a Serra da Estrela, não está excluída a ocorrência de neve.
Já o Sul deverá registar condições mais estáveis, devido à influência de um anticiclone que se aproxima do continente, permitindo uma melhoria gradual do estado do tempo. As previsões apontam mesmo para um fim de semana com maior presença de sol.
O país ainda recupera dos impactos recentes de várias depressões que, nas últimas semanas, provocaram vítimas mortais, feridos e desalojados, além de danos significativos em habitações, infraestruturas e serviços essenciais. As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo foram das mais atingidas.
Entretanto, terminou a 15 de fevereiro a situação de calamidade que tinha sido decretada nos concelhos mais afetados pelo mau tempo.