PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Autoridade Marítima alerta para forte agitação marítima na costa portuguesa

A agitação marítima vai agravar-se nos próximos dias ao longo da costa portuguesa, com ondulação de oeste-noroeste entre cinco e sete metros de altura significativa e períodos entre os 12 e os 13 segundos, afetando a generalidade do litoral, à exceção do Algarve nos dias 23 e 24 de janeiro.

Estão igualmente previstos ventos do quadrante norte a noroeste, com intensidades médias entre 55 e 75 km/h e rajadas que poderão atingir os 110 km/h, agravando as condições de navegação e segurança no mar.

Um novo agravamento é esperado entre 24 e 25 de janeiro, com ondas entre seis e oito metros e períodos de 14 a 15 segundos. Em zonas a sudoeste, a ondulação poderá atingir alturas significativas entre oito e 10 metros, com altura máxima até 16 metros.

Face a este cenário, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha recomendam à comunidade piscatória e à náutica de recreio o regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução, incluindo o reforço da amarração e vigilância das embarcações.

À população em geral é desaconselhada a permanência junto à orla costeira, praias, falésias e zonas de arriba, bem como a prática de atividades em áreas expostas à rebentação. As autoridades apelam a uma postura preventiva e vigilante, alertando que o mar pode atingir zonas aparentemente seguras.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Artigos relacionados