A equipa profissional de ciclismo Anicolor / Tien21 vai disputar entre 10 e 13 de julho o 48.º Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho. A prova inclui um prólogo e três etapas em linha, perfazendo um total de 523,2 km na região Oeste do país. Uma das novidades desta edição é a chegada da última etapa em Torres Vedras, cidade natal de Joaquim Agostinho, enquanto a chegada em alto ocorrerá na segunda etapa.
A Anicolor / Tien21 apresenta uma equipa composta pelos portugueses Rafael Reis, Fábio Costa e Pedro Silva, pelo russo Artem Nych, pelo espanhol Rubén Fernández, pelo britânico Harrison Wood e pelo francês Alexis Guérin. Esta será a última prova por etapas antes da Volta a Portugal, reforçando a importância da competição no calendário da equipa sediada em Águeda.
O evento arranca no dia 10 com o prólogo de 8 km no Turcifal, seguido a 11 de julho pela primeira etapa entre Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço, a mais longa do percurso com 181,4 km. No dia seguinte, a segunda etapa liga Bombarral ao Alto da Serra do Montejunto, numa tirada decisiva para a classificação geral.
A última etapa, no domingo, percorre 172,5 km entre a Lourinhã e Torres Vedras, com a chegada prevista para as 16h00, onde será conhecido o vencedor do troféu. Esta prova é uma homenagem ao ciclista Joaquim Agostinho, considerado o melhor ciclista português de todos os tempos, falecido em 1984.
Rúben Pereira, diretor desportivo da Anicolor / Tien21, destacou a importância do Troféu Joaquim Agostinho: “É uma das provas mais importantes do nosso calendário nacional, com muita história e prestígio. Faremos tudo para realizar uma grande corrida, muito disputada”.
A prova será transmitida em direto via “live streaming” nas páginas oficiais do YouTube e Facebook do Troféu Joaquim Agostinho, permitindo a cobertura global do evento e o acompanhamento em tempo real por parte dos fãs de ciclismo.
