O Ministério da Agricultura e Mar, através do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), pagou 651,4 milhões de euros em apoios aos agricultores durante o mês de outubro de 2025, abrangendo medidas financiadas pelos programas FEAGA, FEADER e FEAMPA.
De acordo com a nota divulgada pelo Ministério, o montante “corresponde maioritariamente a adiantamentos do Pedido Único de 2025”, no âmbito do segundo ano de execução do PEPAC Portugal, consolidando “a regularidade dos apoios ao rendimento e ao investimento agrícola”.
Os pagamentos foram distribuídos da seguinte forma: 408,6 milhões de euros através do FEAGA, 232,8 milhões pelo FEADER, 7 milhões pelo FEAMPA, 1,3 milhões pelo PRR e 1,7 milhões em outros pagamentos, totalizando 651,4 milhões de euros (valores previsionais).
Em comparação com outubro de 2024, quando foram pagos cerca de 596,9 milhões de euros, verifica-se um aumento global de 9%, com reforços significativos no FEAGA (+9%) e no FEADER (+11%), refletindo “a consolidação do novo quadro de apoio e o efeito positivo das medidas de rendimento do PEPAC 2023-2027”.
O destaque vai para o Apoio ao Rendimento Base (A.1.1), integrado no FEAGA, que passou de 146,4 milhões de euros em outubro de 2024 para 211,4 milhões de euros em 2025, um acréscimo de 44%.
No mesmo período, foram ainda efetuados adiantamentos aos Pequenos Agricultores (39,9 milhões de euros) e pagamentos Associados ao Rendimento (175,3 milhões de euros).
No âmbito do FEADER, registam-se 136,5 milhões de euros pagos ao Apoio às Zonas com Condicionantes Naturais e 25,5 milhões de euros para o Mosaico Agroflorestal.
O ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, sublinhou que “estes pagamentos provam o aumento do apoio ao rendimento dos agricultores, com pagamentos nos prazos anunciados, dando estabilidade e previsibilidade na execução dos apoios, com que o Governo se comprometeu, permitindo aos agricultores e outros beneficiários planearem a sua atividade com maior segurança”.
Segundo o Ministério, em novembro serão pagos os adiantamentos do Apoio Redistributivo Complementar, Produção Integrada, Agricultura Biológica e Pagamento Rede Natura.
O calendário indicativo dos pagamentos pode ser consultado no portal do IFAP, em https://www.ifap.pt/portal/calendario-indicativo-continente.
