PUBLICIDADE


PUBLICIDADE



Miranda do Corvo recupera Feira do Mel com Mercado do Mel e da Terra

A Junta de Freguesia de Miranda do Corvo vai recuperar a antiga Feira do Mel, anteriormente organizada pelo Município, com a realização do Mercado do Mel e da Terra, que terá lugar no próximo fim de semana, 13 e 14 de setembro, na Praça José Falcão. A entrada é livre.

O programa arranca no sábado, dia 13, com um ciclo de palestras dedicadas ao mel, às abelhas, aos insetos polinizadores e ao combate à vespa asiática.

Entre os oradores estará Nuno Capela, investigador do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, doutorado em Biociências desde 2023, que se tem dedicado ao estudo da proteção dos polinizadores e aos efeitos dos pesticidas sobre a abelha melífera. O investigador tem participado em vários projetos científicos nacionais e europeus ligados à resiliência da apicultura.

PUBLICIDADE



PUBLICIDADE



Na sua intervenção, Nuno Capela abordará a problemática da vespa velutina nigrithorax, espécie invasora presente em Portugal desde 2011, atualmente disseminada por quase todo o território, sobretudo no litoral.

Esta vespa, predadora de insetos, representa uma ameaça para as populações de polinizadores e para a apicultura, com consequências económicas significativas. A equipa da Universidade de Coimbra tem desenvolvido trabalhos na área da ecotoxicologia e no uso de novas tecnologias para a deteção de ninhos.

O painel contará ainda com Ana Paula Sançana, diretora executiva da cooperativa Lousamel, que destacará o papel dos insetos polinizadores na produção de mel e a experiência da cooperativa. As jornadas técnicas terão lugar no auditório da Junta de Freguesia, a partir das 16h00, e são abertas ao público.

No domingo, dia 14, o mercado abrirá às 8h00, com oferta de mel, produtos endógenos e uma mostra de vinhos a partir das 14h00. A animação musical ficará a cargo da Filarmónica Mirandense (manhã) e do grupo Taboeira (tarde).

Com esta iniciativa, a Junta de Freguesia pretende valorizar os produtos locais e reforçar a promoção da região.

PUBLICIDADE



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *