53 novos Enfermeiros Especialistas tomam posse na ULS de Coimbra

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra deu posse, no dia 10 de setembro, a 53 novos enfermeiros especialistas. A cerimónia pública, realizada no Centro de Congressos dos Hospitais da Universidade de Coimbra, marcou a assinatura de adendas aos contratos de trabalho e foi descrita como um momento de “reconhecimento e grande alegria” para estes profissionais.

Dos novos especialistas, 15 são em Saúde Materna e Obstétrica, 10 em Saúde Mental e Psiquiátrica, nove em Saúde Infantil e Pediátrica, nove em Enfermagem Médico-Cirúrgica, seis em Reabilitação e quatro em Enfermagem Comunitária. A integração resulta de concurso público e traduz o reconhecimento formal de competências diferenciadas.

Segundo Áurea Andrade, Enfermeira Diretora da ULS de Coimbra, a mudança implica “maior autonomia clínica, liderança e tomada de decisão avançada”, alinhando o exercício profissional com o enquadramento estatutário e remuneratório da carreira. “É o culminar de vários anos de trabalho, dedicação e empenho”, sublinhou.

PUBLICIDADE



PUBLICIDADE



Para Alexandre Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra, este é um marco decisivo na valorização da enfermagem, reforçando a qualidade e a segurança dos cuidados. O responsável destacou ainda a importância desta integração na continuidade e expansão de serviços essenciais, como a obstetrícia, a saúde mental comunitária ou os cuidados de reabilitação domiciliários.

“Valorizar os profissionais de saúde é valorizar a capacidade do SNS de oferecer a cada cidadão os cuidados de que necessita. E este é o caminho que estamos determinados a prosseguir”, concluiu Alexandre Lourenço.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *